Nutrição de Ruminantes

Áreas de Atuação:

Avaliação de alimentos, avaliação de fatores determinantes do consumo voluntário de bovinos a pasto e determinação de exigências nutricionais de bovinos com o objetivo de gerar um banco de dados de composição de alimentos utilizados no Brasil e outro sobre exigências nutricionais, que no futuro deverão gerar uma tabela brasileira de composição química e de exigências nutricionais de bovinos, cujo tema foi amplamente discutido no Simpósio Internacional de Exigências Nutricionais de Ruminantes realizado na UFV em 1995.

Tabela Brasileira de composição de alimentos para bovinos, deverá ser publicada no ano de 1999, com a finalidade de atender toda a pecuária nacional em virtude da carência de dados dessa natureza a nível de Brasil.

Desenvolvimento de programas de computação para cálculo de rações e formulação de sal mineral para bovinos. O primeiro programa feito em conjunto com a iniciativa privada, já se encontra à disposição dos técnicos e produtores.

Determinação das Exigências Nutricionais de Animais Zebuínos: Vários trabalhos tem sido conduzidos com a finalidade de gerar no futuro uma Tabela Brasileira de Exigências de Bovinos. Os dados iniciais mostram uma menor exigência de energia para mantença em animais zebuínos.

Utilização de suplementos múltiplos (que envolvem minerais, compostos nitrogenados não proteicos e fontes naturais de proteína e energia) para recria e engorda de bovinos à pasto. Os resultados mostram a viabilidade de produzir novilhos precoce (abate com menos de 24 meses) em regime de pastagens. Essas suplementações à pasto permitem ganhos de peso de 500 a 600g por dia durante a recria e de 800 a 1000g por dia durante a fase de terminação, o que permite o abate atual de 2.000.000 de bovinos suplementados a pasto.