Universidade Federal de Viçosa
Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Relatório de Atividades Docentes
 



Relatório de Atividades Docentes

Instruções de preenchimento

 

 

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

 

      As atividades administrativas incluem não só aquelas desenvolvidas por funções regimentais, como pró-reitor, diretor, chefe de departamento, coordenador de curso, mas também outras necessárias ao processo de administração geral ou acadêmica, tais como, participação em conselho, reuniões, comissões para fins administrativos, comissões de inquéritos e sindicâncias, assessoramento etc. As atividades administrativas se caracterizam como: 

- câmara de Ensino;
 - comissões de Ensino, pesquisa, extensão, avaliação, informática.
 - comissões para fins administrativos (CEPE, CONSU etc);
 - assessoramento e especiais;
 - comissões de inquérito e sindicâncias;
 - coordenação de Cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação;
 - coordenação de Convênios;
 - participação em Conselhos Departamentais ;
 - conselhos Técnicos; Chefia de Departamento; 
 - chefia de Divisão;
 - chefia de Laboratório;
 - chefia de Setor;
 - diretorias;
 - membro de Colegiado;
 - membro de conselhos técnicos;
 - membro do CEPE e CONSU; 
 - exoneração, designação e nomeação e  

 - representações.                                                              

          

PARTICIPAÇÃO EM BANCAS

 

    Referem-se às atividades acadêmicas em que o docente participa, interna ou externamente, como as relacionadas a seguir, e seus respectivos responsáveis pelo lançamento no Radoc:
 

- banca de tese na UFV – Presidente - (PPG); 

- banca de tese na UFV – Membro (PPG);  

- banca exame de qualificação na UFV – Presidente (PPG);

- banca exame de qualificação na UFV – Membro (PPG);

- banca de Monografia Lato SensuPresidente(Departamento);  

- banca de Monografia Lato Sensu – Membro (Departamento);

- banca de Monografia TCC – Presidente (Departamento);

- banca de Monografia TCC – Membro (Departamento);

- banca de tese em outras instituições (Professores);

- banca exame de qualificação em outras instituições (Professores);

- banca de concurso na UFV – Presidente (Departamento);

- banca de concurso na UFV – Membro (Departamento);  

- banca de concurso de docentes em outras instituições (Professores);

- banca de Seleção de Monitores – Presidente (Departamento);  

- banca de Seleção de Monitores – Membro (Departamento);

- banca de Exame Complementar – Presidente (Departamento);

- banca de Exame Complementar – Membro (Departamento).

 

 

AULAS LECIONADAS NA UFV

 

          Aulas lecionadas e disciplinas coordenadas de graduação e pós-graduação, após serem  disponibilizadas  semestralmente pelo Registro Escolar, serão lançadas pelos secretários(as), que deverão informar o código da disciplina e a matrícula do professor e, ou, coordenador, seguido de outros professores, caso a disciplina seja lecionada por mais de um professor. Se as disciplinas forem de finais de cursos como: estágio supervisionado, projeto final de curso, monografias e outras, terão carga horária prática igual a zero e serão consideradas como orientação. As disciplinas lecionadas em cursos de especialização (lato sensu), deverão ser lançadas em Outras Atividades Exercidas, na qual deverão ser também lançadas disciplinas lecionadas em outras instituições de ensino superior pública.

 

ATIVIDADES DE EXTENSÃO - RAEX

 

          “A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade” (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 1987).  A extensão na UFV deverá ser registrada no Sistema Raex e será desenvolvida sob a forma de  ·  Programa; · Projeto; ·  Curso; ·  Evento; · Prestação de Serviço; · · Produção e Publicação; · Atividade Externa Acadêmica de Extensão e · Museu e Espaço de Ciência e Tecnologia .

·  Programa - é um conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. Os projetos vinculados a um programa devem ter articulações entre si que podem ser desde o caráter metodológico, comunidade atendida, objetivos comuns etc. O Programa é uma das atividades mais importantes da extensão universitária, pelo seu caráter abrangente e de ação contínua. Recomenda-se que o programa tenha projetos vinculados a várias áreas do conhecimento, garantindo assim uma intervenção mais interdisciplinar.

·  Projeto - é um conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico. Juntamente com o programa, o projeto é uma das atividades consideradas mais importantes da extensão universitária, seja pela sua ação contínua, seja pelo seu caráter de ação junto a grupos, comunidades, movimentos sociais etc. Diz-se que o projeto é uma ação autêntica da extensão universitária, pois permite a relação inequívoca entre ensino, pesquisa e extensão.

· Curso - é um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e, ou, práticas, presenciais ou à distância, planejadas e organizadas de maneira sistemática, com carga horária definida e processo de avaliação formal ou informal. Inclui oficina, workshop e treinamentos. Para a caracterização como curso, este deverá ter carga horária mínima de oito horas. Abaixo desse limiar, a classificação deve ser como “evento”  

· Evento - Ação que implica na apresentação e, ou, exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. São considerados eventos: assembléia, campanha, campeonato, ciclo de estudos, cinema, circuito, colóquio, concerto, concurso (literário, logomarca etc.), conferência, congresso, conselho, coral, debate, dia de campo, encontro, escola de férias, espetáculo, exibição pública, exposição, feira, festival, fórum, jornada, lançamento, leilão, maratona, mesa redonda, mini-curso, mostra, olimpíada, palestra, reunião, semana, semana acadêmica, seminário, show, simpósio, teatro, torneio, outros.

· Prestações de Serviços - Realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional. As prestações de serviços caracterizam-se pela intangibilidade (o produto não pode ser visto, tocado ou provado a priori), inseparabilidade (produzido e utilizado ao mesmo tempo) e não resultam na posse de um bem. O produto tem caráter acadêmico e caracteriza-se por aquilo que instrumentaliza ou o que é resultado de uma ação de extensão, diferentemente do bem . Deve ser também considerada a “prestação de serviços institucionais” realizada por hospitais, clínicas, laboratórios, hospitais veterinários, centros de psicologia, museus e núcleos de acervos universitários dentre outros, seja de caráter permanente ou eventual. ·

· Produção e Publicação - (VER PUBLICAÇÕES)

· Atividade Externa Acadêmica de Extensão - participação em atividades promovidas por outras instituições, ou como ouvinte na UFV e apresentação de trabalhos de extensão.

· Museu e Espaço de Ciência e Tecnologia - são espaços do departamento destinados às diversas atividades e ações de extensão. Tanto os espaços como a visita pública desses deve ser registrada.

 
 

OUTRAS ATIVIDADES EXERCIDAS
 

 

         São as atividades desenvolvidas tanto na UFV como fora dela e que não existem um banco de dados consolidados para lançamento destas atividades, devem ser lançadas pelo docente e, ou, alguém por este designado: podem ser: ·
 

- aconselhamento de estudantes de pós-graduação em outra instituição;

- aconselhamento de pós-doutor ou récem doutor;

- atividade de pesquisa em outra instituição;

- atividades desportivas;

- aulas lecionadas em outra instituição;

- aulas em cursos de especialização “Lato sensu”;

- banca examinadora de monografia (graduação/pós-graduação);

- banca de concurso de docente em outra instituição;

- banca de exame de qualificação em outra instituição;

- banca de tese em outra instituição;

- bolsista em órgãos financiadores de pesquisa;

- concursos;

- edição de livro;

- orientação de bolsistas de iniciação científica de balcão;

- orientação de estagiários (estágios formais e, ou, de outras IES);

- orientação de estudantes de pós-graduação em outra instituição;

- orientação de pós-doutor ou récem doutor;

- orientação de monografia;

- parecer técnico;

- participação em entidades científicas e culturais;

- participação em comissão editorial;

- participação em conselhos e comitês de agências de fomento a extensão;

- participação em conselhos e comitês de agências de fomento a pesquisa;

- preparação/publicação de artigos técnicos;

- produções técnica multimídia;

- reconhecimento e/ou avaliação de cursos;

- revisor técnico de artigos;

- tradução de livro; e

- outros

 
 

ORIENTAÇÃO
 

 

         São as atividades relacionadas com a orientação relacionados a seguir, com os respectivos responsáveis por seu lançamento:
 

orientador de estudantes de doutorado da UFV – Concluído – PPG;  

- orientador de estudantes de doutorado da UFV - Em andamento – PPG;

- orientador de estudantes de doutorado da UFV - Não concluído -  PPG;

- orientador de estudantes de mestrado da UFV – Concluído – PPG;

- orientador de estudantes de mestrado da UFV - Em andamento- PPG;

- orientador de estudantes de mestrado da UFV - Não concluído - PPG;

- co-orientador de estudantes de doutorado da UFV – Concluído – PPG;  

- co-orientador de estudantes de doutorado da UFV- Em andamento – PPG;

- co-orientador de estudantes de doutorado da UFV- Não concluído – PPG;

- co-orientador de estudantes de mestrado da UFV – Concluído – PPG;  

- co-orientador de estudantes de mestrado da UFV - Em andamento – PPG;

- co-orientador de estudantes de mestrado da UFV - Não Concluído- PPG;

- orientador de estudantes de pós-graduação de outras instituições - Prof.

- co-orientador de estudantes de pós-graduação de outras instituições - Prof.

- orientador de pós-doutorado na UFV - Prof.;  

- orientador de bolsista de iniciação científica na UFV – PPG;  

- orientador de bolsista de extensão universitária na UFV – PEC;  

- orientador de bolsista de iniciação científica - Balcão na UFV - Prof.;

- orientador de estagiário curricular/extra-curricular da UFV – PEC;  

- orientador de estagiário voluntário de outra instituição na UFV – PEC;

- orientador em monografia Lato Sensu na UFV – Dep.;  

- orientador em monografia trabalho de conclusão de graduação na UFV – Dep.;

- orientador em monitoria na UFV - Prof.;  

- orientador de tutores na UFV – Tutoria/PRE e  

- orientador de estagiário - Não Registrados na PEC – Prof.     
 

 

PROJETOS DE PESQUISAS
 

 

         A atividade de pesquisa pressupõe a existência de um projeto de pesquisa,  elaborados por docentes ou com a participação de docentes da UFV e registrados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PPG.

As modalidade de projetos são as listadas abaixo e são obtidas após a  entrada do projeto na PPG, este será imediatamente lançado e estará disponível no Radoc individual do professor, cabendo  ao docente somente verificar se os seus projetos estão devidamente registrados. Os projetos de pesquisas são classificados pelos seguintes tipos:

 

Tipos de projetos

 Projeto para Tese de Doutorado

 Projeto para Tese de Mestrado

 Projeto de Iniciação Científica

 Projeto de Pós-Doutorado

 Projeto de Aperfeiçoamento

 Projeto de Outras Modalidades

 Não Identificado

 

E pelas seguintes modalidades:

 

Projetos por modalidade

 Projeto Autônomo – Coordenador

 Projeto Autônomo – Membro

 Projeto Institucional e Interinstitucional - Coordenador

 Projeto Institucional e Interinstitucional – Membro

 Subprojeto – Coordenador

 Subprojeto – Membro

 Projetos em Outras Instituições – Coordenador

 Projetos em Outras Instituições - Membro

 

 
 

PROGRAMAS  E PROJETOS DE EXTENSÃO
 

 

·  Programa - O Programa de extensão é uma das atividades mais importantes da extensão universitária, pelo seu caráter abrangente e de ação contínua. Recomenda-se que o programa tenha projetos vinculados a várias áreas do conhecimento, garantindo assim uma intervenção mais interdisciplinar, deve ser lançado pelo coordenador do projeto.

·  Projeto – como o Programa deve ser lançado pelo coordenador observando as seguintes informações do Raex.

 

Tipo de Modalidade e Modalidade

 Programa – Coordenador

 Projeto de Extensão – Coordenador

 Projeto de Extensão – Membro

 

 
 

PUBLICAÇÃO
 

 

         Caracterizam-se como publicações os produtos acadêmicos decorrentes das ações de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão, para difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica, Tipos de publicações: 

 

Tipo de Publicação

 Artigo publicado em periódicos/corpo editorial estrangeiro

 Artigo publicado em periódicos/corpo editorial nacional

 Capítulo(s) de livro publicado no exterior

 Capítulo(s) de livro publicado no Brasil

 Trabalho/Resumo Publicado em Anais de Congresso Nacional

 Trabalho/Resumo Publicado em Anais de Congresso Estrangeiro

 Trabalho/Completo Publicado em Anais de Congresso Nacional

 Trabalho/Completo Publicado em Anais de Congresso Estrangeiro

 Tese de doutorado defendida

 Tese de mestrado defendida

 Texto didático para uso local (Apostilas, Notas de aula etc)

 Boletins ( UFV-Debate, Boletim técnico etc)

 Artigos publicados em jornais, folhetos etc

 Livro publicado no exterios

 Livro publicado no Brasil

 Monografia e ensaios

 Outros (Vídeo, filmes,mapas,traduções,coletâneas etc)

 Relatórios técnicos

 
 

PROPRIEDADE INTELECTUAL

     Todos dados referentes a propriedade intelectual são lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação após os seus registros. 

Tipo de propriedade intelectual

 Pedido de depósito de patente
 Carta patente concedida
 Registro ou certificado de proteção de cultivar
 Registro de marca
 Registro de programa de computador
 Registro de desenho industrial
 Registro de direitos autorais

 

DADOS PESSOAISDRH
 

 

         Vida funcional na UFV, dados pessoais coletados diretamente na DRH, a saber: Nome, Matrícula, Cargo, Lotação, Habilitação, Título, Regime, E-mail, Nascimento, CPF e Telefone. 

  

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

          Dados formais de formação, qualificação, área de atuação, necessários aos cadastros do utilizados no censo anual do Inep. São lançados pelo docente, a exemplo dos dados existentes no Catálogo de Graduação: a saber:  nome, área de atuação, e-mail, telefone, ano de término , curso e instituição dos cursos de graduação,  mestrado, doutorado,  área de atuação (linhas de pesquisas), parcerias com empresas, prêmios recebidos e outras informações relevantes.