Universidade
Federal de Viçosa
Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Relatório de Atividades Docentes
Relatório de Atividades Docentes
Instruções de preenchimento
ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
As atividades
administrativas incluem não só aquelas desenvolvidas por funções
regimentais, como pró-reitor, diretor, chefe de departamento, coordenador
de curso, mas também outras necessárias ao processo de administração geral
ou acadêmica, tais como, participação em conselho, reuniões, comissões
para fins administrativos, comissões de inquéritos e sindicâncias,
assessoramento etc. As atividades
administrativas se caracterizam como:
- câmara de Ensino;
- comissões de Ensino, pesquisa, extensão, avaliação, informática.
- comissões para fins administrativos (CEPE, CONSU
etc);
- assessoramento e especiais;
- comissões de inquérito e sindicâncias;
- coordenação de Cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação;
- coordenação de Convênios;
- participação em Conselhos Departamentais ; - conselhos Técnicos; Chefia de Departamento;
- chefia de Divisão;
- chefia de Laboratório;
- chefia de Setor;
- diretorias;
- membro de Colegiado;
- membro de conselhos técnicos;
- membro do CEPE e CONSU;
- exoneração, designação e nomeação e
- representações.
PARTICIPAÇÃO EM BANCAS
Referem-se às atividades acadêmicas em que o docente participa,
interna ou externamente, como as relacionadas a
seguir, e seus respectivos responsáveis pelo lançamento no
Radoc:
- banca de tese na UFV – Presidente - (PPG);
- banca de tese na UFV – Membro (PPG);
- banca exame de qualificação na UFV – Presidente (PPG);
- banca exame de qualificação na UFV – Membro (PPG);
- banca de Monografia Lato Sensu –
Presidente(Departamento);
- banca de Monografia Lato Sensu – Membro
(Departamento);
- banca de Monografia TCC – Presidente (Departamento);
- banca de Monografia TCC – Membro (Departamento);
- banca de tese em outras instituições (Professores);
- banca exame de qualificação em outras instituições (Professores);
- banca de concurso na UFV – Presidente (Departamento);
- banca de concurso na UFV – Membro (Departamento);
- banca de concurso de docentes em outras instituições (Professores);
- banca de Seleção de Monitores – Presidente (Departamento);
- banca de Seleção de Monitores – Membro (Departamento);
- banca de Exame Complementar – Presidente (Departamento);
- banca de
Exame Complementar – Membro (Departamento).
AULAS
LECIONADAS NA UFV
Aulas lecionadas e disciplinas coordenadas de graduação e pós-graduação,
após seremdisponibilizadas semestralmente
pelo Registro Escolar, serão lançadas pelos secretários(as), que deverão
informar o código da disciplina e a matrícula do professor e, ou,
coordenador, seguido de outros professores, caso a disciplina seja
lecionada por mais de um professor. Se as disciplinas forem de finais de
cursos como: estágio supervisionado, projeto final de curso, monografias e
outras, terão carga horária prática igual a
zero e serão consideradas como orientação. As disciplinas lecionadas em
cursos de especialização (lato sensu),
deverão ser lançadas em Outras Atividades Exercidas,
na qual
deverão ser também lançadas disciplinas lecionadas em outras instituições
de ensino superior pública.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO - RAEX
“A
extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que
articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a
relação transformadora entre a universidade e a sociedade” (Fórum de
Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 1987). A
extensão na UFV deverá ser registrada no Sistema Raex
e será desenvolvida sob a forma de·
Programa; ·
Projeto; ·
Curso; ·
Evento; ·
Prestação de Serviço; ··
Produção e Publicação; ·
Atividade Externa Acadêmica de Extensão e ·
Museu e Espaço de Ciência e Tecnologia .
·
Programa - é um conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional,
com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. Os projetos
vinculados a um programa devem ter articulações entre si que podem ser
desde o caráter metodológico, comunidade atendida, objetivos comuns etc. O
Programa é uma das atividades mais importantes da extensão universitária,
pelo seu caráter abrangente e de ação contínua. Recomenda-se que o
programa tenha projetos vinculados a várias áreas do conhecimento,
garantindo assim uma intervenção mais interdisciplinar.
·
Projeto - é um conjunto de ações processuais contínuas, de caráter
educativo, social, cultural, científico ou tecnológico. Juntamente com o
programa, o projeto é uma das atividades consideradas mais importantes da
extensão universitária, seja pela sua ação contínua,
seja pelo seu caráter de ação junto a grupos, comunidades,
movimentos sociais etc. Diz-se que o projeto é uma ação autêntica da
extensão universitária, pois permite a relação inequívoca entre ensino,
pesquisa e extensão.
·
Curso - é um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico
e, ou, práticas, presenciais ou à distância, planejadas e organizadas de
maneira sistemática, com carga horária definida e processo de avaliação
formal ou informal. Inclui oficina, workshop e treinamentos. Para a
caracterização como curso, este deverá ter carga horária mínima de oito
horas. Abaixo desse limiar, a classificação deve ser como “evento”
·
Evento - Ação que implica na apresentação e, ou, exibição pública, livre
ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural,
artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou
reconhecido pela Universidade. São considerados eventos: assembléia,
campanha, campeonato, ciclo de estudos, cinema, circuito, colóquio,
concerto, concurso (literário, logomarca etc.), conferência, congresso,
conselho, coral, debate, dia de campo, encontro, escola de férias,
espetáculo, exibição pública, exposição, feira, festival, fórum, jornada,
lançamento, leilão, maratona, mesa redonda,
mini-curso, mostra, olimpíada, palestra, reunião, semana, semana
acadêmica, seminário, show, simpósio, teatro, torneio, outros.
·
Prestações de Serviços - Realização de trabalho oferecido ou contratado
por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias
e cooperação interinstitucional. As prestações de serviços caracterizam-se
pela intangibilidade (o produto não pode ser visto, tocado ou provado a
priori), inseparabilidade (produzido e utilizado ao mesmo tempo) e não
resultam na posse de um bem. O produto tem caráter acadêmico e
caracteriza-se por aquilo que instrumentaliza
ou o que é resultado de uma ação de extensão, diferentemente do
bem . Deve ser também considerada a “prestação
de serviços institucionais” realizada por hospitais, clínicas,
laboratórios, hospitais veterinários, centros de psicologia, museus e
núcleos de acervos universitários dentre outros, seja de caráter
permanente ou eventual. ·
·
Produção e Publicação - (VER PUBLICAÇÕES)
·
Atividade Externa Acadêmica de Extensão -
participação em atividades promovidas por outras instituições, ou como
ouvinte na UFV e apresentação de trabalhos de extensão.
·
Museu e Espaço de Ciência e Tecnologia - são
espaços do departamento destinados às diversas atividades e ações de
extensão. Tanto os espaços como a visita pública desses deve ser
registrada.
OUTRAS
ATIVIDADES EXERCIDAS
São as atividades
desenvolvidas tanto na UFV como fora dela e que não existem um banco de
dados consolidados para lançamento destas atividades, devem ser lançadas
pelo docente e, ou, alguém por este designado: podem ser:
·
-
aconselhamento de estudantes de pós-graduação em outra instituição;
-
aconselhamento de pós-doutor ou récem doutor;
-
atividade de pesquisa em outra instituição;
-
atividades desportivas;
- aulas
lecionadas em outra instituição;
- aulas
em cursos de especialização “Lato sensu”;
- banca
examinadora de monografia (graduação/pós-graduação);
- banca
de concurso de docente em outra instituição;
- banca
de exame de qualificação em outra instituição;
- banca
de tese em outra instituição;
-
bolsista em órgãos financiadores de pesquisa;
-
concursos;
- edição
de livro;
-
orientação de bolsistas de iniciação científica de balcão;
-
orientação de estagiários (estágios formais e, ou, de outras IES);
-
orientação de estudantes de pós-graduação em outra instituição;
-
orientação de pós-doutor ou récem doutor;
-
orientação de monografia;
-
parecer técnico;
-
participação em entidades científicas e culturais;
-
participação em comissão editorial;
-
participação em conselhos e comitês de agências de fomento a extensão;
-
participação em conselhos e comitês de agências de fomento a pesquisa;
-
preparação/publicação de artigos técnicos;
-
produções técnica multimídia;
-
reconhecimento e/ou avaliação de cursos;
-
revisor técnico de artigos;
-
tradução de livro; e
- outros
ORIENTAÇÃO
São as atividades relacionadas com a orientação
relacionados a seguir, com os respectivos responsáveis por seu lançamento:
- orientador
de estudantes de doutorado da UFV – Concluído – PPG;
- orientador de estudantes de doutorado da UFV - Em andamento – PPG;
- orientador de estudantes de doutorado da UFV - Não concluído -PPG;
- orientador de estudantes de mestrado da UFV – Concluído – PPG;
- orientador de estudantes de mestrado da UFV - Em andamento- PPG;
- orientador de estudantes de mestrado da UFV - Não concluído - PPG;
- co-orientador de estudantes de doutorado da UFV – Concluído – PPG;
- co-orientador de estudantes de doutorado da UFV- Em andamento – PPG;
- co-orientador de estudantes de doutorado da UFV- Não concluído – PPG;
- co-orientador de estudantes de mestrado da UFV – Concluído – PPG;
- co-orientador de estudantes de mestrado da UFV - Em andamento – PPG;
- co-orientador de estudantes de mestrado da UFV - Não Concluído- PPG;
- orientador de estudantes de pós-graduação de outras instituições -
Prof.;
- co-orientador de estudantes de pós-graduação de outras instituições -
Prof.;
- orientador de pós-doutorado na UFV - Prof.;
- orientador de bolsista de iniciação científica na UFV – PPG;
- orientador de bolsista de extensão universitária na UFV – PEC;
- orientador de bolsista de iniciação científica - Balcão na UFV -
Prof.;
- orientador de estagiário curricular/extra-curricular
da UFV – PEC;
- orientador de estagiário voluntário de outra instituição na UFV – PEC;
- orientador em monografia Lato Sensu na UFV –
Dep.;
- orientador em monografia trabalho de conclusão de graduação na UFV –
Dep.;
- orientador em monitoria na UFV -
Prof.;
- orientador de tutores na UFV – Tutoria/PRE e
- orientador de estagiário - Não Registrados na PEC –
Prof.
PROJETOS DE PESQUISAS
A atividade de pesquisa
pressupõe a existência de um projeto de pesquisa,elaborados por docentes ou com a participação de docentes da UFV e
registrados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PPG.
As
modalidade de projetos são as listadas abaixo e são obtidas após aentrada do projeto na PPG, este será imediatamente lançado e
estará disponível no Radoc individual do
professor, cabendo ao docente somente verificar se os seus projetos estão
devidamente registrados. Os projetos de pesquisas são classificados pelos
seguintes tipos:
Tipos de projetos
Projeto para Tese de Doutorado
Projeto para Tese de Mestrado
Projeto de Iniciação Científica
Projeto de Pós-Doutorado
Projeto de Aperfeiçoamento
Projeto de Outras Modalidades
Não Identificado
E pelas
seguintes modalidades:
Projetos por modalidade
Projeto Autônomo – Coordenador
Projeto Autônomo – Membro
Projeto Institucional e Interinstitucional - Coordenador
Projeto Institucional e Interinstitucional – Membro
Subprojeto – Coordenador
Subprojeto – Membro
Projetos em Outras Instituições – Coordenador
Projetos em Outras Instituições - Membro
PROGRAMASE PROJETOS DE EXTENSÃO
·
Programa - O Programa de extensão é uma das atividades mais importantes da
extensão universitária, pelo seu caráter abrangente e de ação contínua.
Recomenda-se que o programa tenha projetos vinculados a várias áreas do
conhecimento, garantindo assim uma intervenção mais interdisciplinar, deve
ser lançado pelo coordenador do projeto.
·
Projeto – como o Programa deve ser lançado pelo coordenador observando as
seguintes informações do Raex.
Tipo de Modalidade e Modalidade
Programa – Coordenador
Projeto de Extensão – Coordenador
Projeto de Extensão – Membro
PUBLICAÇÃO
Caracterizam-se como
publicações os produtos acadêmicos decorrentes das ações de ensino,
pesquisa, pós-graduação e extensão, para difusão e divulgação cultural,
científica ou tecnológica, Tipos de publicações:
Tipo de Publicação
Artigo publicado em periódicos/corpo editorial estrangeiro
Artigo publicado em periódicos/corpo editorial nacional
Capítulo(s) de livro publicado no exterior
Capítulo(s) de livro publicado no Brasil
Trabalho/Resumo Publicado em Anais de Congresso Nacional
Trabalho/Resumo Publicado em Anais de Congresso Estrangeiro
Trabalho/Completo Publicado em Anais de Congresso Nacional
Trabalho/Completo Publicado em Anais de Congresso Estrangeiro
Tese de doutorado defendida
Tese de mestrado defendida
Texto didático para uso local (Apostilas, Notas de aula
etc)
Boletins (
UFV-Debate, Boletim técnico etc)
Artigos publicados em jornais, folhetos etc
Livro publicado no exterios
Livro publicado no Brasil
Monografia e ensaios
Outros (Vídeo, filmes,mapas,traduções,coletâneas
etc)
Relatórios técnicos
PROPRIEDADE INTELECTUAL
Todos dados referentes a propriedade intelectual são lançados pela
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação após os seus registros.
Tipo de propriedade intelectual
Pedido de depósito de patente
Carta patente concedida
Registro ou certificado de proteção de
cultivar
Registro de marca
Registro de programa de computador
Registro de desenho industrial
Registro de direitos autorais
DADOS
PESSOAIS
– DRH
Vida funcional na UFV,
dados pessoais coletados diretamente na DRH, a saber: Nome, Matrícula,
Cargo, Lotação, Habilitação, Título, Regime, E-mail,
Nascimento, CPF e Telefone.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Dados formais de formação, qualificação, área de atuação, necessários aos
cadastros do utilizados no censo anual do Inep.
São lançados pelo docente, a exemplo dos dados existentes no Catálogo de
Graduação: a saber:nome, área de atuação,
e-mail, telefone, ano de término , curso e instituição dos cursos de
graduação, mestrado, doutorado, área de atuação (linhas de pesquisas),
parcerias com empresas, prêmios recebidos e outras informações relevantes.