O que é o Radoc?
- O Radoc é um sistema que gera um currículo interno da Universidade Federal de Viçosa, que funciona como um coletor de dados das atividades acadêmicas das pró-reitorias e diretorias. O sistema foi desenvolvido na plataforma Web, podendo ser acessado utilizando-se os principais navegadores disponíveis, como o Internet Explorer e o Firefox.
Como surgiu o Radoc?
- A Universidade Federal de Viçosa, desde sua federalização em 1969, elabora relatórios semestrais ou anuais dos docentes, inicialmente em forma impressa. Após o advento da internet, a DTI desenvolveu o Radoc neste ambiente integrando as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração dos docentes, existentes nos bancos de dados da UFV.
Quem pode acessar o Radoc?
- Todos os docentes de todos os campi da UFV, do Ensino Superior, Ensino Básico, Médio e Tecnológico.
Como faço para acessar o Radoc?
- Acessando www.cpd.ufv.br/radoc ou pela página da UFV: Serviços e Sistemas> Sistemas Disponíveis> Administração> Radoc. Para acessar é necessário digitar os cinco dígitos da matricula UFV e a senha inicial.
Para que serve o Radoc?
- Pela Resolução Conjunta N° 01/1998 do CEPE-CONSU, o Radoc passa ser o instrumento de coleta de dados para os modelos de rateio de recursos de custeio (material de consumo, permanente, diárias e passagens aéreas) e alocação de vagas docentes para departamentos.
Por decisão da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD, a partir de 1999, o Sistema Radoc passou a ser o mecanismo de pontuação para os processos de progressão vertical e horizontal dos professores. Entre outras demandas estão o Sistema PingIfes da SESu-MEC, Censo do Ensino Superior e informações para o Cadastro Nacional de Docentes do Inep-MEC.
Existem datas para o preenchimento do Radoc?
- Não tem data de preenchimento, está aberto para lançamento todo o ano, porém é importante manter atualizadas as informações que competem aos docentes. Na primeira semana de janeiro de cada ano são coletadas as informações que compõem matriz de alocação de recursos para os departamentos, então é importante que nos mês de dezembro as atividades estejam atualizadas.
O que deve ser lançado pelo Docente e pela Secretaria do Departamento?
- Aos docentes cabem o lançamento de publicações, atividades de extensão e verificar o módulo Outras Atividades Desenvolvidas. Às secretarias dos departamentos cabe o lançamento de disciplinas e atividades administrativas.
Tenho dúvida onde lançar uma informação no Radoc, a quem devo recorrer?
- Na secretaria do Departamento ou enviar e-mail para radoc@ufv.br
Posso lançar atividades anteriores a minha contratação nesta Universidade?
- Sim, algumas atividades podem ser lançadas, pois o Radoc será utilizado para fins de promoção somente após seu interstício de trabalho na UFV, portanto estas atividades ficam em seu Radoc, mas não serão computadas fora deste prazo.
Existe um nome de autor grafado errado em uma publicação no Radoc como corrigir?
- Para que seja feita a correção, copie/cole a publicação ou seu código e envie para radoc@ufv.br informando o nome incorreto e o nome do autor a ser alterado.
Quando um docente lança uma publicação em um Radoc, que tenha docentes da UFV, os demais também devem lançar?
- Não, quando o docente lança uma publicação com outros autores, esta vai automaticamente para o Radoc dos demais. É importante lembrar que mesmo estando em seu Radoc, seu nome deve ser incluído, pois os bancos de dados são distintos.
Porque o Radoc não conversa com o Currículo Lattes?
- A DTI está trabalhando neste sentido, interagiu com outras Universidades que já desenvolveram este processo e está viabilizando a melhor forma de compatibilizar as informações existentes em nossos bancos de dados, com o Lattes, por exemplo, no Cadastro de Publicações da UFV, (em outubro de 2010) existem mais de 93.000 trabalhos lançados, algumas alternativas serão apresentadas em breve para a comunidade acadêmica, principalmente no que se refere ao módulo de produção intelectual.
Lancei um trabalho e este não está aparecendo no meu Radoc o que faço?
- Quando o trabalho é lançado, passa por um processo de indexação, caso isso demore mais que um dia, deve-se enviar um e-mail para radoc@ufv.br informando seu nome e esta situação.
Verifiquei trabalhos repetidos no meu Radoc como faço para excluí-los?
- Em Publicações Realizadas, o número de registro que aparece ao final da publicação é um link que ao ser clicado, permite a correção e, ou, exclusão do trabalho.
Equipe do Radoc UFV
radoc@ufv.br |