(F.A.Q.) Perguntas freqüentes sobre o Radoc

O que é o Radoc?

- O Radoc é um sistema que gera um currículo interno da Universidade Federal de Viçosa, que funciona como um coletor de dados das atividades acadêmicas das pró-reitorias e diretorias. O sistema foi desenvolvido na plataforma Web, podendo ser acessado utilizando-se os principais navegadores disponíveis, como o Internet Explorer e o Firefox.


Como surgiu o Radoc?

- A Universidade Federal de Viçosa, desde sua federalização em 1969, elabora relatórios semestrais ou anuais dos docentes, inicialmente em forma impressa. Após o advento da internet, a DTI desenvolveu o Radoc neste ambiente integrando as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração dos docentes, existentes nos bancos de dados da UFV.


Quem pode acessar o Radoc?

- Todos os docentes de todos os campi da UFV, do Ensino Superior, Ensino Básico, Médio e Tecnológico.


Como faço para acessar o Radoc?

- Acessando www.cpd.ufv.br/radoc ou pela página da UFV: Serviços e Sistemas> Sistemas Disponíveis> Administração> Radoc. Para acessar é necessário digitar os cinco dígitos da matricula UFV e a senha inicial.


Para que serve o Radoc?

- Pela Resolução Conjunta N° 01/1998 do CEPE-CONSU, o Radoc passa ser o instrumento de coleta de dados para os modelos de rateio de recursos de custeio (material de consumo, permanente, diárias e passagens aéreas) e alocação de vagas docentes para departamentos.

Por decisão da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD, a partir de 1999, o Sistema Radoc passou a ser o mecanismo de pontuação para os processos de progressão vertical e horizontal dos professores. Entre outras demandas estão o Sistema PingIfes da SESu-MEC, Censo do Ensino Superior e informações para o Cadastro Nacional de Docentes do Inep-MEC.


Existem datas para o preenchimento do Radoc?

- Não tem data de preenchimento, está aberto para lançamento todo o ano, porém é importante manter atualizadas as informações que competem aos docentes. Na primeira semana de janeiro de cada ano são coletadas as informações que compõem matriz de alocação de recursos para os departamentos, então é importante que nos mês de dezembro as atividades estejam atualizadas.


O que deve ser lançado pelo Docente e pela Secretaria do Departamento?

- Aos docentes cabem o lançamento de publicações, atividades de extensão e verificar o módulo Outras Atividades Desenvolvidas. Às secretarias dos departamentos cabe o lançamento de disciplinas e atividades administrativas.


Tenho dúvida onde lançar uma informação no Radoc. A quem devo recorrer?

- Na secretaria do Departamento ou enviar e-mail para radoc@ufv.br


Posso lançar atividades anteriores à minha contratação nesta Universidade?

- Sim, algumas atividades podem ser lançadas, pois o Radoc será utilizado para fins de promoção somente após seu interstício de trabalho na UFV, portanto estas atividades ficam em seu Radoc, mas não serão computadas fora deste prazo.


Como o RADOC conversa com o Currículo Lattes?

- Atualmente, há apenas uma forma de inserir publicações no RADOC. Isto é feito com a utilização do sistema Integra (https://www3.dti.ufv.br/ppo/integra), que permite que as produções bibliográficas cadastradas no Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br) sejam importadas. Após a importação das publicações, é necessário que elas sejam analisadas, acessando o menu Publicações → Analisar Similaridade da Publicação. Esta análise visa evitar inserção de publicações duplicadas e permitir a vinculação dos autores da publicação. Mais informações sobre o sistema Integra podem ser encontradas no menu de Ajuda, ou pelo e-mail integra@ufv.br.


Existe um nome de autor grafado errado em uma publicação no Radoc. Como corrigir?

- Para corrigir a referência bibliográfica de um dos autores de determinada publicação é necessário importar esta publicação novamente pelo sistema Integra. Após importá-la, você deve analisar a similaridade desta publicação, acessando o menu Publicações → Analisar Similaridade da Publicação, excluir a publicação anterior que aparecerá na lista “Publicações similares existentes no Sistema de Publicações da UFV”, e inserir a publicação recém importada.


Quando um docente lança uma publicação em um Radoc, que tenha docentes da UFV, os demais também devem lançar?

- Não. Quando o docente lança uma publicação com outros autores, esta vai automaticamente para o Radoc dos demais, desde que, ao inserir a publicação pelo Integra, o docente vincule os autores corretamente.


Lancei um trabalho e este não está aparecendo no meu Radoc. O que faço?

- Entre em contato com os responsáveis pelo sistema Integra através do e-mail integra@ufv.br para que as devidas providências sejam tomadas.


Verifiquei trabalhos repetidos no meu Radoc. Como faço para excluí-los?

- No Integra, acesse o menu Publicações → Editar Publicações (Base UFV), e clique no ícone de uma corrente rompida vinculada a publicação. Este procedimento não excluí a publicação de forma definitiva, apenas te desvincula da publicação. Desta forma ela não aparecerá mais no seu RADOC.

 

Equipe do Radoc UFV
radoc@ufv.br