Quem Somos

 

Criado pela portaria Nº. 673/83 foi inaugurado em 26 de agosto de 1986 durante as comemorações dos 60 anos da Instituição. Sendo um museu estritamente biográfico, tem a finalidade de estudar fontes históricas, coletar, guardar, classificar e expor objetos referentes à memória institucional e divulgação do patrimônio, bem como constituir-se num dos elementos básicos para a difusão cultural e extensão universitária.

A área construída do museu é de 305m², com espaços destinados a exposições permanente, auditório, laboratório e reserva técnica.

Esta sediado em uma casa construída para servir como residência para professores na década de 1920, e que foi adaptada e aumentada para atender as necessidade de um museu procedendo deste modo, a transferência de suas coleções para a Vila Giannetti, nº. 53.

Seu acervo é constítuido por objetos que foram doados por diversos departamentos e setores da Universidade e bem como por particulares. Compõem suas coleções de categorias diversas como: equipamentos agrícolas, técnico e de precisão, som, ótico, mobiliário, farmacêutico, mêcanico, complemento doméstico, fotos e condecorações. Abrange um período da década de 1920 a 1990 com milhares de fotografias.

O Museu Histórico da UFV desenvolve atividades acadêmicas interdisciplinares. Esta aberto a visitação de todos e recebe visitas programadas de escolas de ensino fundamental e médio.

 


Contato
Vila Giannetti, casa 53 - Campus da UFV - 36570-000
Viçosa MG
Telefone: 3899-2653

Horário de Visitação
De segunda à sexta - 08 às 12 horas - 14 às 18 horas